Contador Grátis

quinta-feira, 20 de agosto de 2009

Tamanho do salto ideal!

Gente! Aqui algumas dicas e curiosidades sobre o salto alto.

O salto alto é lembrado como símbolo de elegância pelas mulheres do mundo inteiro. Mas, a verdade é que ele foi inventado por um homem. Diz a história que Luís XV, rei da França no século XVII, tinha estatura baixa (apenas 1,60), por isso, colocou um pequeno calço de madeira na sola do sapato para aumentar sua altura. A partir disso, a corte francesa popularizou o salto na Europa chegando até nossos dias. As mulheres o adotaram como forma de melhorar a postura e conseguir alguns centímetros a mais de altura. Mas nem tudo é elegância porque o salto alto pode provocar danos à coluna, dores no joelho, joanetes, tendinite, unhas encravadas, e calos.

O chamado salto agulha sempre foi o preferido das mulheres de estilo, mas o sapato que mais impressionou o mundo foi inventado em 1950, o famoso stilleto, cujo salto tinha miolo de metal, o que permitiu a criação de saltos muito finos e altíssimos. Tudo muito bonito, mas nada confortável. A Unifesp realizou um estudo onde concluiu que, o salto mais recomendado para uso diário é o de até 4 centímetros. E pasmem, o sapato perfeito deve ser largo nos dedos, com bico e salto quadrado.

Exageros à parte, os ortopedistas recomendam que a altura do salto e os modelos de sapatos devem ser revezados para o pé não se acostumar somente com um tipo de calçado. O problema de uma mulher que só usa salto alto é que os músculos da parte de trás da coxa ficam mais curtos e os da frente, mais longos. Se o uso de sapatos com salto alto e baixo forem revezados a musculatura não se acostuma, e as dores causadas quando o modelo de sapato é trocado diminuem.

Dicas para escolher o sapato ideal:

  • Não escolha o sapato pelo tamanho informado na sola.
  • Priorize o conforto e o equilíbrio que o salto proporciona;
  • Faça a compra no fim da tarde e à noite, quando seus pés estão mais largos;
  • Uma boa forma de avaliar se um calçado vai ficar confortável é, ao calçá-lo, verificar se sobram de 0,5 a 1,3 cm entre o dedo maior e o final do sapato;
  • O calçado não deve ser de material duro;
  • Se o sapato não é confortável, não o compre apenas levando em conta a beleza do modelo;
  • Nem largo, nem apertado, o sapato tem que estar confortável, quando experimentado na loja.

fonte: http://www.clesio.net/cn/index.php/2007/07/11/o_salto_alto_e_a_escolha_do_sapato_ideal?blog=12

Nenhum comentário:

Postar um comentário